Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PROJETO DE EXTENSÃO: Ações educativas em parasitoses para escolares da rede municipal de Xinguara
Últimas notícias

• Acessos: 2293

Durante o ano de 2019 foi realizado o projeto de extensão denominado "Ações educativas em parasitoses para escolares da rede municipal de Xinguara", visto que as parasitoses são um problema de saúde pública no Brasil, o presente projeto visou implementar uma rotina de palestras em escolas de Xinguara promovidas pelos acadêmicos de Medicina Veterinária: Aline de Jesus, Amanda Letícia, Ana Sylvia, Lethicia Soares e Mateus Vieira, coordenados pelo professor doutor Pedro Quevedo.

IMG 9149 Easy Resize.com1

A faixa etária mais acometida por estas infecções são crianças em períodos escolares (7-12 anos), seus hábitos de higiene em algumas vezes são inadequados e a imunidade da criança não está completamente eficiente para eliminar parasitas. Diante disso, o projeto teve como enfoque, realizar a promoção de ações de saúde e prevenção de doenças parasitárias em escolares.

CRIANÇAS

O projeto foi realizado em três escolas da rede municipal de ensino da cidade de Xinguara, no estado do Pará. Teve como público alvo 109 alunos do 4º ano do ensino fundamental. Primeiramente foi aplicado um questionário, para verificar o conhecimento que os alunos possuíam sobre as parasitoses, incluindo também hábitos de higiene e medidas de prevenção das doenças. Após, foi realizado procedimento didático/lúdico que se constituiu de palestras, teatros e músicas educativas abordando os principais sintomas causados por enfermidades parasitárias e a importância de medidas de prevenção. Em seguida, foi aplicado o mesmo questionário com o objetivo de avaliar a eficácia das metodologias didáticas aplicadas.

WFJA7040

As intervenções realizadas no projeto, mostraram-se eficaz com o aumento dos acertos nos pós-teste, mostrando a importância de levar conhecimento sobre parasitoses aos escolares da rede municipal de ensino no município de Xinguara através de ações educativas, a fim de agregar no conhecimento dos alunos e os estimular a praticar hábitos de higiene pessoal. Uma vez que a ausência dessas informações aumenta as incidências dessas enfermidades, principalmente em populações com baixo nível socioeconômico e educacional.

professores

registrado em: