Projetos
ENSINO
PESQUISA
- Identificação da biodiversidade de ectoparasitas em cachorros-do-mato (Cerdocyon thous) vítimas de atropelamento na Floresta Nacional de Carajás (PA)
Descrição: Pesquisas envolvendo a biodiversidade de esctoparasitas de animais silvestres são de valia pra a compreensão do status sanitário de indivíduos no seu habitat, ainda que estes sejam invariavelmente alterados por ações humanas. Por se tratarem de reconhecida causa de doenças em animais silvestres e domésticos, as parasitoses devem ser investigadas sempre que possível e levantamentos da diversidade parasitária devem ser incentivados. O presente projeto tem por objeto identificar a fauna de ectoparasitos que ocorre em cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) vítimas de atropelamento na FLONA Carajás. A escassez de material para realização de necropsias sugere uma utilização de animais vítimas de atropelamento. Tal iniciativa atende aos aspectos bioéticos e otimiza o recurso biológico para geração de informações técnicas nessa área.
Integrantes: Pedro de Souza Quevedo, Aline de Jesus Silva Sales e Francilma Mendes Dutra Vieira
Período: 2019
Situação: Concluído
2. Aspectos epidemiológicos e soroprevalência de Neospora caninum em bubalinos e bovinos de diferentes tipos de criação
Descrição: Estudos descrevem que bovinos e bubalinos apresentam anticorpos contra N. caninum. A criação de ambas as espécies não é rara nas propriedades rurais da região sul e sudeste do Pará. Atualmente a busca por produtos oriundos destas espécies tem maior exigência quanto à qualidade e potenciais riscos à saúde dos consumidores, também há um número crescente de restrições ético-sanitárias impostas por compradores do mercado internacional. O somatório desses fatores exige adequações por parte dos produtores rurais e estas podem reduzir suas margens de lucro. Por estas razões a otimização da produção com redução de perdas reprodutivas, como as causadas por N. caninum, são de grande importância. Portanto para reconhecer causas de perdas reprodutivas é necessário conhecer o status sorológico destas espécies e, determinar se há ou não relação entre a presença do protozoário e índices reprodutivos insuficientes. Também é de interesse saber se há diferença quanto a esses índices entre rebanhos mistos e os destinados a criação de bovinos e bubalinos separadamente.
Integrantes: Pedro de Souza Quevedo, Lethicia Soares dos Santos, Douglas Cesar Mariano, Rebeca Carolina Lima da Silva e Tayane Dos Santos Silva
Período: 2020-Atual
Situação: Em andamento
EXTENSÃO
- Ações educativas em parasitoses para escolares da rede municipal de Xinguara
Descrição: O projeto visa implementar uma rotina de palestras promovidas por acadêmicos da Medicina Veterinária, em escolas da rede municipal de ensino de Xinguara. A temática central aborda as principais parasitoses que acometem crianças em idade escolar, comprometendo seu rendimento e/ou desenvolvimento cognitivo. Os alunos de graduação, participantes do projeto, recebem treinamento para subsidiá-los tecnicamente a ministrar palestras com recurso audiovisual, previamente produzido sob supervisão do coordenador do projeto. As palestras visam passar informações referentes as parasitoses bem como, medidas de controle e profilaxia. Espera-se com atividades de extensão deste âmbito, aproximar a comunidade da universidade e impactar positivamente na qualidade de vida da primeira.
Integrantes: Pedro de Souza Quevedo, Amanda Letícia Oliveira Silva, Aline de Jesus Silva Sales, Lethicia Soares dos Santos e Mateus Vieira Soares
Período: 2018-2019
Situação: Concluído
2. Laboratório de Diagnóstico Parasitológico
Descrição: Nas últimas décadas foi observado um evidente deslocamento da bovinocultura para a região Norte do país, mais distante dos grandes centros consumidores. No mesmo período antigas áreas de pecuária das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm sido ocupadas por atividades que proporcionam maior rentabilidade por área cultivada, como são os casos da cana-de-açúcar, da soja, do milho e da silvicultura. A pecuária bovina desloca-se progressivamente para as novas áreas de fronteira agrícola, em substituição às áreas anteriormente florestadas, principalmente na região amazônica. A bovinocultura merece especial atenção na região sul e sudeste do Pará, onde o efetivo bovino supera 11 milhões de cabeças. A referida região destaca-se por abastecer o mercado interno e também exportar cortes bovinos ou gado vivo. Nesse contexto, toda e qualquer interferência com efeito deletério à atividade representa um fator indesejável sob o ponto de vista econômico e social. Como fator indesejável podemos destacar as enfermidades parasitárias que acometem bovinos e seguramente reduzem índices produtivos e reprodutivos dos bovinos. O Projeto Laboratório de Diagnóstico Parasitológico visa treinar acadêmicos de Medicina Veterinária à realização de técnicas de diagnóstico parasitológico. Neste contexto será possibilitado aos acadêmicos de Medicina Veterinária e Zootecnia a compreensão de fatores epidemiológicos e as principais medidas de controle e profilaxia às enfermidades parasitárias que ocorrem na área de influência do Instituto de Estudos do Trópico Úmido da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Espera-se que as atividades desse projeto auxiliem os produtores e melhorem índices produtivos da atividade com medidas de manejo preconizadas. Outro impacto esperado é no correto emprego de fármacos destinados ao tratamento e controle de endo e ectoparasitas, tais medidas visam retardar o aparecimento de resistência parasitária.
Integrantes: Pedro de Souza Quevedo, Amanda Letícia Oliveira Silva e Felipe Alves de Souza
Período: 2020-Atual
Situação: Em andamento
Redes Sociais