Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Chamada Universal do MCTI/CNPQ contempla professor Pedro Quevedo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
Últimas notícias

• Acessos: 151

A Nova Chamada Universal vai apoiar a formação de novos pesquisadores e também os de alto nível

O coordenador do Laboratório de Parasitologia e Centro de Estudos e Diagnóstico Veterinário (CEDIPA/CEDIVet); e professor de Ecologia, Parasitologia, Doenças Parasitárias e Zoonoses e Saúde Pública da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), foi contemplado com Nova Chamada Universal do MCTI/CNPQ - Faixa A - para pesquisadores de alto nível.

“Esse investimento reflete o compromisso do nosso governo com pesquisadores e pesquisadoras, com a ciência brasileira e com o futuro do Brasil”, disse a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação. “As chamadas são fundamentais para estimular o desenvolvimento científico que permite transformar conhecimento em riquezas para o país e em qualidade de vida para a população”, acrescentou.

Professor Pedro Quevedo palestrando

O presente projeto visa compreender e elucidar a "Fauna silvestres com potencial zoonótico utilizada na alimentação de povos tradicionais no município de São Felix do Xingu - Pará

Segundo Pedro Quevedo, os povos tradicionais da região amazônica possuem hábitos e costumes sedimentados em seu cotidiano. Dentre estes hábitos podemos destacar a alimentação, com diferenças marcantes do modo convencional para a obtenção de carboidratos e proteínas. Há de se destacar as fontes proteicas, principalmente oriundas da caça de animais silvestres e pesca, que colocam estes povos em contato com agentes biologicamente ativos e potencialmente graves. Ainda assim, o desconhecimento dos riscos por parte dessas comunidades e das autoridades de saúde quanto a quais são estes riscos, dificultam a elaboração de campanhas de conscientização ou políticas públicas voltadas às possíveis zoonoses as quais estes povos são expostos. Diante dessa necessidade é imperativo conhecer quais são esses hábitos alimentares que podem colocar em risco esses povos. O reconhecimento das espécies utilizadas como fonte de alimento e suas possíveis consequências serão avaliadas através da busca ativa e entrevistas com as comunidades.

registrado em: