Palestra semanal - Ocorrência de patógenos em carnívoros selvagens brasileiros e suas implicações para a conservação e saúde pública
Ocorrência de patógenos em carnívoros selvagens brasileiros e suas implicações para a conservação e saúde pública
Aluna Tayane dos Santos apresentando para integrantes do CEDIPA.
Foram discutidos e feitas considerações sobre estratégias para minimizar os impactos da exposição da fauna selvagem a estes agentes, bem como os possíveis métodos para controle da circulação em carnívoros de patógenos causadores de zoonoses. Ao longo desta revisão, pudemos notar que a quantidade de informações a respeito da exposição dos carnívoros selvagens da fauna brasileira a agentes infecciosos e parasitários tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.
Evidentemente, os estudos envolvendo levantamentos de exposição a patógenos continuam, e continuarão por muito tempo, tendo grande relevância em nosso continente, pois ainda há muitas espécies de hospedeiros, microrganismos e regiões a serem contemplados. Mas é importante que os pesquisadores que atuam nesta área tenham sempre como objetivo final a aplicação destes conhecimentos para o planejamento do controle da circulação de patógenos de importância para a conservação da biodiversidade e para a Saúde Pública.
Autores: Rodrigo Silva Pinto Jorge, Fabiana Lopes Rocha, Joares Adenilson May Júnior e Ronaldo Gonçalves Morato.
Revista: Oecologia Australis v. 14, n. 3, Setembro 2010.
Redes Sociais